Quais são as vantagens do consórcio de moto? Será que vale a pena?
- Coopercred
- 8 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Muitas pessoas planejam bastante a compra de uma moto, mas acabam não realizando esse sonho porque a grana curta não permite que o valor da moto seja guardado. Acontece que elas só não conseguiram fazer essa compra ainda porque não conhecem as vantagens do consórcio de moto.
Essa é uma modalidade de compra que foi criada na década de 60 aqui no Brasil e que já se consolidou como uma das melhores alternativas para concretizar conquistas. O consórcio facilita a compra de bens usados ou novos, e você ainda pode adequar as parcelas às suas condições de pagamento.
Continue a leitura deste post para entender melhor como o consórcio de moto funciona e quais são as vantagens dessa modalidade!
O que é um consórcio de moto?
No consórcio, é preciso fazer um planejamento inicial para entender o valor que você necessita para adquirir sua moto à vista. Com base nesse número, a administradora de consórcios vai informar os valores das parcelas e o prazo que você terá para realizar o pagamento.
Ao fazer uma análise das suas possibilidades e ter a certeza de que você consegue assumir o pagamento das prestações, você terá passe livre para a contratação do consórcio. É importante lembrar que você não vai fazer a compra do bem imediatamente, como ocorre em um financiamento, por exemplo. Inclusive, essa é uma das grandes diferenças entre as duas modalidades de compra.
O consórcio é baseado na união de pessoas que têm o mesmo objetivo, ou seja, comprar um bem ou contratar um serviço. Nele, o consorciado não pega um crédito com um banco. O que acontece, na verdade, é que a administradora, com a soma do pagamento das parcelas de todos os participantes do grupo, contempla alguns consorciados com o valor para fazer a compra do bem.
Como funciona o consórcio de moto?
Basicamente, é como se você juntasse um valor para a compra de uma moto futuramente, fazendo todo um planejamento para a chegada desse momento especial. No consórcio, grupos são formados (tanto de pessoas físicas quanto jurídicas) por quem deseja fazer uma aquisição parecida — seja pelo valor, seja pelo tipo do bem escolhido.
Assim como qualquer consórcio legalizado, o de motos também precisa ser administrado por uma empresa fiscalizada e credenciada pelo Banco Central. Dessa forma, o sistema garante uma modalidade de compra que transmite toda segurança necessária aos consumidores.
É a administradora que organiza os grupos, formando um caixa único com o recebimento das parcelas do consórcio. O saldo do caixa é utilizado para cobrir as cartas de crédito, que são disponibilizadas para os participantes quando recebem a contemplação.
Esse é o documento que vai mostrar ao vendedor da moto que você tem uma cota de consórcio contemplada e que pode usá-la para adquirir a motocicleta.
No grupo que você fizer parte, todo mês, um consorciado tem a chance de comprar uma moto antes de finalizar o prazo do consórcio. Desse modo, de forma gradativa, os participantes são contemplados, até que todos consigam comprar a motocicleta que tanto sonham.
Comments